Quantos músicos por aqui já passaram

hit counter

11 de março de 2010

Futurália

Hoje fiz uma visita de estudo até à Futurália. E para quem não sabe, pode-se dizer que é "a maior feira de educação e formação que se realiza em Portugal" (Segundo informações expressas no site). Ou seja, é um lugar que milhares de jovens (e não só, mas essencialmente) visitam para procurar uma espécie de 'apoio' ao decidir o seu futuro, por assim dizer, as profissões de que se ocuparão até mais de metade das suas vidas. Eu fui e adorei. Foi também para mim um 'apoio' como espero que também tenha sido para muitos dos jovens que não sabem em concreto a área que desejam seguir. Estava tudo muito bem estruturado, as diversas áreas de profissões estavam bem explícitas. Havia animação, sentia-se responsabilidade, conforto e agitação. Cheirava a futuro. Ao nosso futuro.
Mas tive pena. Pena de encontrar aquela profissão de que, quando olhamos para ela sentimos ''é mesmo isto, sem sombra de dúvida" e depois falamos com quem está dentro do assunto e chegamos à conclusão que 'aquele' mercado de trabalho não está famoso. Pensamos "isto daqui a uns anos deve melhorar". Mas e depois? E se depois nos metemos na área e está tudo na mesma? Tudo igual e quase na miséria? É triste, digam lá se não é...
Uma tarde bem passada eu passei. Aconselho a quem precisa de tirar dúvidas que também consulte a Futurália (bem como outros meios, é claro).
Fico-me por aqui. Até depois

Sem comentários:

Enviar um comentário